A grande dúvida de muitas pessoas é na diferença entre Implantes Dentários, Prótese Dentária e Dentadura. Hoje, iremos falar um pouco sobre em que consiste os Implantes e nas próximas publicações falaremos sobre os demais tratamentos.
Eles são estruturas de titânio que são instaladas, por meio de cirurgia, na arcada maxilar ou mandibular. A principal função deles é substituir as raízes dentárias que foram perdidas. Depois de instalados, permite a reposição dos dentes de forma definitiva. Eles podem repor dentes unitários (único elemento) ou múltiplos.
As Próteses parciais e totais convencionais são removíveis, mas quando instaladas sobre os implantes, elas são fixas e não mudam de posição. Essa modalidade é chamada de prótese sobre implante.
Para sucesso dos implantes é necessário um planejamento adequado para cada situação. Avaliando as condições da saúde sistêmica, intra-oral, gengival, e condições ósseas.
O implante dentário é o melhor procedimento para quem, por algum motivo, perdeu um ou mais dentes.
Quem opta pelo uso de implantes dentários começa a perceber muitas mudanças positivas. A mastigação melhora, a sensibilidade e gosto dos alimentos continua, o sistema digestivo funciona melhor por conta da mastigação correta, além de não prejudicar a qualidade dos outros dentes.
A qualidade de vida que os implantes proporcionam é um dos melhores investimentos que as pessoas podem fazer em sua saúde bucal.